"Cindy"
Mapeamento cerebral expõe múltiplas lesões e neurofeedback acelera recuperação de paciente
Quadro clínico:
“Cindy” chegou à Gray Matters seis meses após sofrer uma concussão em um acidente doméstico. Desde então, não havia conseguido retornar ao trabalho. Relatava dificuldades de concentração, lapsos de memória e problemas para encontrar as palavras durante a fala, além de enxaquecas recorrentes.
O mapeamento cerebral realizado com swLORETA qEEG mostrou redução de atividade em regiões dos dois hemisférios, compatível com uma lesão em golpe-contragolpe (coup–contrecoup). Esse tipo de lesão ocorre quando, após o impacto inicial, o cérebro se desloca e bate também no lado oposto do crânio, causando danos em mais de uma região. No hemisfério esquerdo, área envolvida na linguagem, a atividade estava reduzida, explicando suas dificuldades para evocação de palavras. O hemisfério direito e regiões centrais também mostravam sinais de comprometimento relacionados ao contragolpe. A análise de conectividade reforçou esses achados, revelando déficits importantes no hemisfério esquerdo.
Após apenas 15 sessões de neurofeedback com swLORETA, Cindy relatou sentir seu cérebro funcionando de forma muito mais estável e eficiente. Pouco tempo depois, conseguiu retomar suas atividades profissionais, marcando um ponto de virada em sua recuperação.


