"Kathy"

Ansiedade pós-pandemia: neurofeedback devolve equilíbrio e vida social a adolescente

Quadro clínico:

Dificuldade em frequentar a escola devido a ansiedade social intensa, acompanhada de manifestações somáticas como aperto no peito, falta de ar, perda de apetite e emagrecimento.

Dificuldade em frequentar a escola devido a ansiedade social intensa, acompanhada de manifestações somáticas como aperto no peito, falta de ar, perda de apetite e emagrecimento.

Aos 17 anos, “Kathy” apresentava sintomas de ansiedade tanto cognitivos quanto físicos. Após a pandemia de Covid-19, sua ansiedade social se agravou. Enquanto seus colegas se sentiam confinados e frustrados com o ensino remoto, Kathy preferia permanecer em casa. Quando chegou o momento de retornar à escola, a ansiedade, antes moderada, tornou-se intensa. Todas as manhãs, ela sentia aperto no peito e dificuldade para respirar, perdeu o apetite e começou a emagrecer.

O mapeamento cerebral (qEEG) realizado na Gray Matters revelou um padrão de hiperexcitação, típico de quadros de ansiedade.

Kathy iniciou um programa de 40 sessões de neurofeedback e, ao final, foi reavaliada. A hiperexcitação observada inicialmente havia praticamente desaparecido, e ela relatou sentir-se muito melhor. Voltou a frequentar a escola com menos ansiedade e passou a ter bom desempenho tanto acadêmico quanto social.

O nome utilizado neste estudo de caso é fictício e os relatos foram adaptados para preservar a confidencialidade do paciente, mantendo-se apenas os aspectos clínicos relevantes.

O nome utilizado neste estudo de caso é fictício e os relatos foram adaptados para preservar a confidencialidade do paciente, mantendo-se apenas os aspectos clínicos relevantes.